Caçarola Italiana – Sobremesa mais que perfeita!


Saiba como fazer a Caçarola Italiana, uma sobremesa que chega a derreter na boca, de tão cremosa e saborosa!

Receita de Caçarola Italiana
Caçarola Italiana

A receita de Caçarola Italiana é, como o próprio nome já diz, uma verdadeira tradição culinária, herdada pela imigração italiana no Brasil.  A caçarola italiana é um prato feito com queijo que lembra muito o nosso pudim. Com uma casquinha crocante e um centro super macio, ela é perfeita para quem não dispensa uma sobremesa diferente com um toque de um ingrediente salgado. Apesar do queijo, vale ressaltar que essa sobremesa é bem doce!

Então confira o passo a passo desta receita de Caçarola Italiana e já comece a se deliciar com essa sobremesa mais que perfeita!

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 3 xícaras de chá de leite integral (em temperatura ambiente)
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 50 g de coco seco ralado
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara de chá de açúcar para caramelizar a forma

Modo de preparar:

Antes de tudo, prepare o caramelo. A fim de fazer isso, ponha o açúcar na forma e, na sequência, a forma na boca do fogão, porém em fogo baixo e vá virando a forma até que todo o açúcar tenha se derretido por completo e adquirido uma coloração caramelo. Dessa maneira, aí basta distribuir essa caramelo por toda a forma.

Em seguida, aqueça o forno a uma temperatura média, de 180°C. Logo depois, insira todos os itens no liquidificador e bata bastante até misturar tudo muito bem. Então, coloque a massa na forma que você já caramelizou, feche usando um pedaço de papel alumínio e disponha em cima de outra assadeira para realizar o banho maria com água quente.

Posteriormente, encaminhe ao forno por cerca de 30 minutos, tire o papel alumínio e deixe assar no forno até que a caçarola doure. Finalmente, aguarde esfriar antes de tirar da forma. 

Dica: Uma ótima ideia é comer a caçarola italiana com um pouco de calda em cima, por exemplo, calda de chocolate, calda de frutas vermelhas. Use sua criatividade e torne seu doce ainda mais especial e único.

Veja também:

Pavê de chocolate, café e bolacha

Pudim de maria-mole

Torta de Leite Ninho com Nutella

Pudim de Pão essa receita é muito fácil

E então, gostou dessa receita? Deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.

5/5 - (11 votes)