Calzone assado –  um sonho de tão delicioso!


Aprenda como fazer Calzone assado de uma forma bem prática e fácil.

Receita de Calzone assado delicioso
Calzone assado

Calzone é um prato originário da Itália, sendo considerado uma pizza fechada, dobrada ao meio. Aqui no Brasil, muitas pessoas também o chamam de “pão pizza”, visto que a massa desse calzone assado é parecida com a de um pão.

Certamente que o recheio mais tradicional e popular do calzone é o presunto e o queijo, mas você pode incrementar e fazer o recheio a seu gosto. Assim, você garante uma receita única, só sua. Porém, ainda assim você tem que tomar cuidado com outros recheios, pois alguns ingredientes podem soltam água e estragar sua receita.

Devido o calzone assado ser como se fosse uma pizza fechada, recheios que soltam muita água podem deixar a massa “encruada”, que é quando a massa parece não assar da maneira correta, portanto, escolha recheios gostosos, mas que não soltem água durante o processo do calzone  no forno.

Agora veja os ingredientes utilizados e a praticidade para essa deliciosa receita tradicional de Calzone assado.

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 400 ml de água
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Margarina ou manteiga para untar
  • 1 ovo

Modo de preparo:

Primeiramente, misture os ingredientes da massa em uma tigela, com exceção do ovo, adicionando a farinha aos poucos, até que a massa não fique mais grudando nos dedos.

Então forme uma bola e deixe a massa descansar por pelo menos 20 minutos, em uma tigela coberta com um pano de prato limpo.

Feito isso, em uma superfície, polvilhe farinha e abra a massa com um rolo.

Todavia, você poderá deixar a massa grande, para fazer um calzone grande ou então cortar em até 6 massas menores, para fazer até 6 calzones médios para lanche.

Recheie o calzone com a seu recheio preferido.

Em seguida, dobre a massa por cima e aperte com um garfo as bordas.

Pincele com a gema do ovo e leve para uma assadeira, untada. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por pelo menos 30 minutos, ou até a superfície ficar dourada.

Sugestões de recheio do calzone assado:
Presunto e queijo ralados
Carne moída refogada com ovo
Peito de frango desfiado, com requeijão ou catupiry
Camarão refogado

Veja também:

Pão de Batata na Frigideira

Bolinho de Arroz com Molho Rosê

Torta de Liquidificador Fácil e Rápida

Filé de Tilápia feito na frigideira

Gostou dessa receita? Então deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.

5/5 - (1 vote)