Falafel – Bolinho frito de grão de bico


Saiba como fazer essa receita de Falafel, esse bolinho delicioso promete fazer muito sucesso com seus convidados!

Receita de Falafel Bolinho frito de grão de bico
Falafel – Bolinho frito de grão de bico

Falafel são ultra crocante por fora, úmido e macio por dentro, todo mundo adora, mas poucos sabem como estes bolinhos de grão-de-bico são fáceis de fazer. A melhor parte é abrir as bolinhas douradas para revelar o interior verde deslumbrante. Geralmente são consumidas com pão pita, homus (pasta de grão-de-bico), tahine (pasta de gergelim) e salada (tomate, pepino, cebola e alface).

Em síntese, o Falafel é um salgadinho originário do Oriente Médio feito de uma mistura de grão-de-bico, ervas frescas e especiarias que são formadas em pequenas bolinhas e fritas no óleo. Se tornou um alimento vegano popular não só no Egito e Oriente Médio, mas também em outras partes do mundo.

Então, confira minha receita com passos que vão tirar toda e qualquer dúvida e faça o maior sucesso com esses bolinhos maravilhosos!

Ingredientes:

  • grão-de-bico seco (250 g) – 1 ¼ de xícara (chá) 
  • cebola – ½ 
  • folhas de salsinha (cerca de 8 ramos) – ¼ de xícara (chá) 
  • folhas de coentro (cerca de 8 ramos) – ¼ de xícara (chá) 
  • alho – 1 dente 
  • cominho em pó – 1 colher (chá) 
  • pimenta síria – 1 colher (chá) 
  • canela em pó – ¼ de colher (chá) 
  • semente de coentro – 1 colher (chá) 
  • sal – 1 ½ colher (chá) 
  •  bicarbonato de sódio em pó – ½ colher (chá) 
  • farinha de trigo – 1 ½ colher (sopa) 
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • óleo para fritar – 500 ml

Como fazer Falafel:

Inicialmente, uma tigela grande, coloque os grãos-de-bico, cubra com bastante água e deixe de molho por 24 horas.

Então, passe os grãos-de-bico demolhados por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem os grãos-de-bico – é importante que os grãos estejam bem sequinhos para não umedecer a massa, evitando que os bolinhos quebrem ao fritar.

Na sequência descasque e corte a cebola em 4 pedaços. Depois descasque o dente de alho. Agora lave e seque bem a salsinha e o coentro.

Agora no processador, coloque a cebola, o alho, a salsinha e o coentro.

E então processe por 1 minuto, para triturar bem. Junte metade do grão de bico, o sal e as especiarias e bata bem por 5 minutos, até formar uma pasta – na metade do tempo, pare de bater e misture com uma espátula para que tudo fique bem misturado.

Agora adicione a outra metade do grão-de-bico, e bata novamente por 1 minuto – a ideia é que os grãos sejam processados mas ainda tenham pedacinhos.

Você também pode gostar: Salada de Grão-de-Bico

Logo após, coloque o óleo numa panela de borda alta (se preferir, utilize uma wok) e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha. Transfira a massa de falafel para uma tigela, junte o bicarbonato, a farinha de trigo e misture bem.

Em seguida, para modelar cada falafel, utilize uma colher de sopa medidora, então pressione uma porção de massa na colher, apertando bem para deixar a massa compacta e nivelar; aproxime do óleo e, com a ponta de uma colherinha, transfira o bolinho para o óleo quente. Abaixe o fogo e então coloque até 5 bolinhos de uma vez.

Dessa forma, deixe fritar por cerca de 1 minuto e meio até dourar, mexendo de vez em quando com uma escumadeira. Não deixe que o óleo fique muito quente, pois assim os bolinhos queimam por fora e ficam crus por dentro.

Enfim, com a escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a travessa com papel toalha e da mesma forma, repita com o restante da massa. Está pronto, sirva a seguir.

Veja mais receitas:

Nuggets, empanados de frango

Quiche de alho-poró

Farofa Fria com ovos e azeitonas

Gostou dessa receita, então envie para seus amigos e familiares ou grupos nas redes sociais!

5/5 - (2 votes)