Frango assado inteiro no forno – suculência e sabor inigualável


Aprenda como fazer Frango Assado inteiro no forno, receita perfeita para o fim de semana.

Como fazer Frango assado inteiro no forno
Frango assado inteiro no forno

Frango assado é daqueles pratos fáceis e que agrada todo mundo. Acompanhado de uma boa farofa com bacon, arroz branco,  batatas e uma salada, se torna um menu completo para almoços de família sem muito trabalho.

O segredo para ter um frango assado macio é a marinada! Quanto mais tempo ele passar na marinada, mais ele se torna saboroso.

Poucos  pratos são tão adorados quanto um frango assado dourado. Não há quem resista a um frango assado dourado com a pele crocante suculento e macio. É difícil dar errado com este método básico, mas há alguns segredos para chegar até o frango assado perfeito.

Agora vamos a receita para você fazer este frango super delicioso e suculento no qual todos vão amar!

Ingredientes:

  • 1 frango inteiro na média de 2 kg
  • 2 limões
  • 1 cabeça de alho
  • Pimenta do reino a gosto ou outra pimenta de seu gosto (opcional)
  • 1 colher de sal
  • azeite para untar a forma

Como fazer:

Inicialmente, descasque o alho e amasse todos os dentes. Em seguida, transfira para uma tigela acrescentando o suco dos limões e o sal. Assim, misture os ingredientes até ficarem bem combinados. Retire os miúdos do frango e guarde para fazer uma farofa. 

Prosseguindo, passe a mistura de alho e limão em todo o frango, especialmente entre a pele e o peito (descole a pele utilizando os dedos), passe também na região entre a coxa e a sobrecoxa. Se preferir, pode fazer alguns furinhos para penetrar melhor o tempero. Agora, quando tiver espalhado bem essa mistura, passe para um saco plástico grande e vá virando de vez em quando para que o tempero atinja todas as partes por igual. Agora leve a  geladeira por pelo menos 12 horas. De preferência tempere no dia anterior para ficar marinando. 

Na sequência, retire o frango da geladeira uma hora antes de colocá-lo para assar, para que fique na temperatura ambiente, e assim ele fique macio. Então, pré-aqueça o forno a 220º por 20 minutos. Agora, transfira o frango para uma assadeira, untada com azeite, com o peito virado para baixo e leve ao forno para assar por 15 minutos, depois desse tempo abaixe a temperatura para 180º e asse por mais 1h15 minutos.
Quando o frango estiver dourado de uma lado, vire e termine de assar com o peito para cima. Assim, desligue o forno e deixe o frango descansar dentro do forno por 10 minutos. Sirva em seguida.

Dica: Para cada 1 kg de frango o tempo de forno é de 45 minutos.

Veja também:

Batata Rosti deliciosa

Bife de forno prático e suculento

Bolinho de Arroz com Molho Rosê

Arroz de Brócolis saudável

Gostou dessa receita, então envie para seus amigos e familiares ou grupos nas redes sociais!

5/5 - (1 vote)