Peixe Namorado Assado, um prato saboroso e suculento


Saiba como fazer Peixe Namorado Assado, faça essa receita deliciosa e encante a todos com esse prato que irá ainda mais enriquecer sua mesa.

Receita de Peixe Namorado Assado
Peixe Namorado Assado

Nesta receita de hoje vamos te ensinar como fazer um delicioso Peixe Namorado Assado imerso no azeite. Esta receita é perfeita para servir nas ceias de natal, ano novo, ou simplesmente em um jantar entre amigos. É um prato que fica extremamente saudável e também saboroso. 

Embora, apesar de parecer complicado, este prato é de preparo rápido e muito simples. Se você não quiser ficar horas no fogão, aproveite para experimentar esse namorado assado e surpreenda a todos com essa receita maravilhosa de Peixe Namorado Assado.

Agora, sem mais delongas vamos ao modo de preparo.

Ingredientes:

  • 6 tranches (postas) de namorado sem pele (cerca de 100g cada)
  • 500ml de azeite
  • tiras da casca de 1 limão siciliano
  • 3 ramos de tomilho limão
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 colher de chá de semente de coentro
  • 2 dentes de alho
  • 400 gramas de tomates-cereja com rama (cerca de 2 ramos)
  • 1/2 colher de chá de páprica doce
  • sal a gosto
  • pão preto alemão para servir

Como preparar Peixe Namorado Assado:

Inicialmente preaqueça o forno a 100 ºC (temperatura baixa). Caso seu forno seja a gás, preaqueça na temperatura mais baixa possível.

Agora lave e seque bem a casca do limão; com um descascador de legumes faça tiras longas da casca. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Lave os tomates com cuidado para não tirar das ramas e então escorra o excesso de água numa peneira.

Em seguida, no pilão, bata as sementes de coentro e os grãos de pimenta apenas para quebrar. Agora transfira para uma frigideira pequena, leve ao fogo baixo e deixe aquecer por 2 minutos. Mexendo de vez em quando para liberar o aroma das especiarias.

Agora, num refratário de 12 cm X 21 cm coloque as tiras da casca de limão, o louro, as especiarias, o tomilho, e as lâminas de alho, formando uma cama para o peixe. Agora tempere as fatias do peixe utilizando 1 colher (chá) de sal, dessa forma disponha uma ao lado da outra no refratário, e então regue com o azeite para que o peixe fique completamente imerso. Atenção: para a técnica de confitar, é importante que o peixe fique imerso no azeite; por isso, quanto menor for o refratário, melhor assim será. O espaço entre cada tranche deve ser cerca de 1 cm apenas.

Logo a seguir, numa assadeira pequena (ou outro refratário), coloque as ramas de tomate-cereja, e então tempere com a páprica, sal e pimenta a gosto e 1 colher (sopa) de azeite.

Veja mais: Filé de Tilápia feito na frigideira

Agora, leve ao forno, a forma com o peixe e os tomates, e então asse por cerca de 40 minutos. Caso esteja utilizando um forno a gás, coloque uma colher de pau entre a porta e o forno para garantir assim, que o peixe seja assado em baixa temperatura. Para saber se o peixe está no ponto, verifique: ele ganha uma coloração opaca e assim fica macio ao toque, observe então se existem bolinhas na superfície do peixe (isso é a albumina, uma proteína do peixe que indica seu cozimento). Caso tenha um termômetro, a temperatura interna deve ser 50ºC.

Agora retire apenas a assadeira do peixe do forno, então desligue e feche a porta. O tomate vai terminar de assar no calor residual do forno, para ficar macio.

Na sequência, espere o peixe esfriar antes de cobrir e levar à geladeira, por um período de pelo menos 3 horas, antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Depois deste tempo, então leve os tomates assados também para a geladeira.

Para servir: retire o peixe da geladeira 30 minutos antes de servir, dessa forma a carne fica mais macia. Então, com uma pinça, transfira as tranches para um refratário junto com as tiras da casca de limão, os ramos de tomilho, as folhas de louro e os tomates assados. Regue tudo com um pouco do azeite aromatizado e então sirva com pão preto alemão e molho de iogurte com tahine.

Veja também:

Polenta com Couve e Linguiça Calabresa

Ovos Beneditinos

Bolinho de Bacalhau Tradicional

Bacalhau com batatas gratinado

E então, gostou dessa receita? Deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.

5/5 - (7 votes)