Pernil assado no forno, saboroso e suculento!


Hoje você vai ver como fazer Pernil assado no forno, uma receita perfeita para as ceias de Natal e Ano Novo!

Receita de Pernil assado no forno
Pernil assado no forno

A princípio, se sua ideia é preparar algo bem elaborado, especial e saboroso, aposte nesta receita de Pernil assado no forno. Ele fica saboroso e suculento, separando facilmente quando puxamos a carne com o garfo. Quer saber como fazer pernil assado desses?

Confira então todos os detalhes desta receita de pernil assado no forno e prepare para receber seus amigos e família numa ocasião especial, temos a certeza que todos irão adorar! Esta receita de pernil de porco assado também vai bem como carne assada de Natal, e ainda, na ceia do Ano Novo.

Ingredientes:

  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho amassado
  • 1 copo americano de vinho branco
  • 1 limão
  • sal
  • 1 xícara de água (240 ml)
  • 1 cubo de caldo de carne
  • pimenta do reino
  • 1 ramo de alecrim
  • cravinhos
  • 1 ramo de tomilho
  • fio de azeite de oliva

Como preparar o Pernil assado:

Primeiramente, repare seu pernil de porco suculento fazendo alguns cortes na pele ou na carne, pois assim os temperos penetrem melhor. Se estiver usando pernil congelado, deixe descongelar completamente antes de temperar. Seu pernil ficará mais suculento se você assar com pele e gordura, por isso não aconselhamos limpar.

Então, prepare o tempero, bata no liquidificador a cebola, o alho, o vinho, o suco de um limão, a água, o cubo de carne desfeito com as mãos, o alecrim, o tomilho e a pimenta do reino. Dica: Se for somente misturar o tempero sem usar o liquidificador, pique a cebola e o alho bem fininhos.

Feito isso, espalhe a mistura anterior por todo o pernil, de preferência usando um pincel de cozinha e insistindo sobretudo nos cortes que fez previamente na carne/na pele. Cubra com filme plástico ou coloque em um saco plástico resistente, amarrando bem e reserve por 8h ou de um dia para o outro na geladeira. Vire o pernil sempre, para que todo ele pegue o sabor do tempero.

Após passar este tempo, deixe ele fora da geladeira por no mínimo 30 minutos para que fique na temperatura ambiente, transfira o pernil e o tempero para um refratário de vidro ou assadeira, com a parte da gordura virada para baixo. Tempere todo ele com sal, regue com um fio de azeite e cubra com papel alumínio. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC (forno médio).

Dica:

Não deve ir ao forno gelado,  assim ele não sofrerá um choque térmico e não perderá a suculência.

Todavia o tempo que leva para assar um pernil no forno, vai depender do tamanho do pernil e também do seu tipo de forno. O cálculo básico indica que é necessário 1h30 de forno para cada 1 quilo de pernil que esteja assando coberto com papel alumínio. Ou seja, para 3 quilos de pernil você precisa deixá-lo assando por 3-4 horas.

Em seguida, a meio do tempo, abra o forno e vire o pernil ao contrário, de modo a que agora ele fique com a pele virada para cima. Nesse momento pode colocar alguns cravinhos entre os cortes feitos na pele e acrescentar também acompanhamento a gosto na assadeira.

Continue cozinhando com o papel alumínio até completar o tempo total, depois retire o papel alumínio e deixe por mais uns 30 minutos, para dourar.

Finalmente seu pernil assado no forno está pronto! Retire e reserve por 5 minutos antes de cortar, para que os sucos repousem e a carne fique suculenta. Depois pode fatiar e servir.

Veja também:

Chester Suculento de Natal

Salada de Natal Especial

Arroz com lentilhas

Salpicão de frango para o Natal

Gostou dessa receita, então envie para seus amigos e familiares ou grupos nas redes sociais!

5/5 - (3 votes)