Salada de Grão-de-Bico, bem colorida e super saudável


Aprenda como fazer Salada de Grão-de-Bico e acrescente essa receita em seu cardápio! Riquíssima em sabor e nutrição.

Receita de Salada de Grão-de-Bico
Salada de Grão-de-Bico

Essa receita de Salada de Grão-de-Bico, é sem dúvida uma excelente opção para seu jantar, pois se trata de um prato bem leve, nutritivo e delicioso. Pode ser feito no dia a dia para você e sua família e uma receita muito bem vinda para quando vai receber uma visita que que é vegetariana, irá se encantar pela delicia e valor nutritivo dessa salada.

A nossa receita, além de ser super saudável, é uma salada bem colorida devido o acréscimo dos ingredientes como a cenoura, a ervilha e a cebola roxa, que a torna ainda mais deliciosa. Comece a separar os ingredientes e já deixe pronta para hoje, essa beleza de Salada de Grão-de-Bico, pode ter certeza de que todos vão adorar!

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
  • 1/2 abobrinha brasileira média cortada em cubinhos
  • 1 xícara (de chá) de cenoura ralada
  • 1/2 xícara (de chá) de cebola picada (usei a roxa)
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
  • Suco de meio limão taiti
  • 1/2 xícara (de chá) de ervilhas frescas
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo da Salada de Grão-de-Bico:

A princípio cozinhe o grão-de-bico conforme o seu gosto (ou caso você preferir, use o pronto). Na verdade, para facilitar o cozimento, eu costumo deixar de molho num recipiente com 4 xícaras de água por cerca de 10 horas, em seguida escorro, lavo e coloco na panela de pressão com 4 xícaras de água. Assim, deixo cozinhar em fogo médio por 10 minutos, depois que começou a a pressão, em seguida, desligo e escorro a agua. Desse modo deixo reservado até a junção dos demais ingredientes.

Na sequência, corte a abobrinha em cubinhos pequenos e cozinhe-os em água quente até ficarem al dente, o que vai levar cerca de 5 minutos. Logo após rale a cenoura e pique os outros ingredientes conforme a descrição.
Em seguida, misture tudo em uma vasilha, juntamente com a mostarda e o limão, tempere com sal e pimenta a gosto, e regue com azeite.

Por fim, deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Está pronto!

Sugestões:

Você pode variar os temperos e ingredientes que preferir. Um exemplo é você pode trocar a abobrinha por palmito ou maçã verde picada, adicionar milho, temperar com orégano e manjericão frescos…enfim, crie uma receita exclusivamente sua!

Nesta receita, eu utilizei a cebola roxa, por ela ser mais suave que a tradicional, portanto mais indicada para se comer crua. Mas, se caso não encontrar, você pode utilizar a normal mesmo.

Veja também:

Nhoque de arroz

Palmito Gratinado com Queijo

Fricassê de carne moída

Pizza de Liquidificador simples e fácil

E então, gostou dessa receita? Deixe seu comentário contando sua experiência com a receita e compartilhe com os amigos e familiares, assim eles também poderão conhecer nosso site e esta maravilhosa receita.

5/5 - (7 votes)